quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

 

Projeto apresenta processo de colorização de imagens ligadas ao Cangaço, Personalidades e Paisagens baianas

 

“Pepitas de fogo: o passado colorizado” é um projeto idealizado pelo historiador e geólogo Rubens Antonio, que vai apresentar um trabalho virtual de colorização de mais de 150 imagens antigas ligadas ao “Cangaço”, ao registro de personalidades históricas, de esculturas e paisagens, principalmente, baianas.

 

Até o mês de abril, além da divulgação do trabalho de colorização, através de e-books virtuais, serão realizadas quatro lives, em formato de palestras, ao vivo, sobre o “Cangaço na Bahia”, “Emoção e Razão em obras de Arte”, “História da Arte baiana” e “Condicionantes e Evolução urbana, em Salvador”.

 

Para o historiador, a proposta é uma oportunidade para que professores, estudantes, cidadãos, como um todo, tomem conhecimento de um recurso qualificado para entendimento de elementos históricos, artísticos e culturais baianos, com referências estaduais, nacionais e internacionais. “Serão privilegiados elementos que representem o desenho da baianidade, ao longo do tempo. Destina-se, especialmente, a agentes multiplicadores do entendimento de referências histórico-culturais. Será simples e acessível a qualquer interessado”, complementa Rubens Antonio.

 

O calendário completo do projeto, além do catálogo de obras do autor, estão disponíveis no blog do autor https://fotoscolorizadas.blogspot.com/

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário